Reputação

70% dos Diretores de Marketing apostam em impactos sociais como forma de engajar clientes

17/09/2019

Bom para você, bom para os negócios

Avançamos em uma era em que definir vai além da sustentabilidade dos negócios e sim  é uma questão de opinião dos pessoal dos consumidores. Nesse sentido, quase 70% das CMOs relatam que conectar suas marcas a impactos sociais positivos é uma maneira importante de envolver os consumidores. Na Pesquisa iProspect, 82% dos profissionais de marketing declaram que o compromisso social de sua marca desempenha um papel no crescimento dos negócios, 47 % afirmando que é importante ou indispensável.

 

 

As marcas de vida sustentável da Unilever (aquelas com forte objetivo social ou ambiental) proporcionaram um crescimento de 70% no volume de negócios e cresceram 46% mais rapidamente do que o restante dos negócios em 2017.

“A loja de departamentos do Reino Unido John Lewis também informou que marcas como Stasher ou Bees Wrap, que vendem armazenamento sustentável de alimentos sem plástico, aumentaram a categoria geral em 15% em 2018.32 Não apenas a responsabilidade social ressoa com os consumidores, mas também fala com investidores: analisando mais de 2.200 estudos empíricos, a Deutsche Asset Management e a Universidade de Hamburgo descobriram que a grande maioria os estudos relataram relações positivas entre critérios ambientais, sociais e de governança desempenho financeiro corporativo.

Embora o efeito positivo a longo prazo seja claro, também pode haver impacto imediato para as marcas que lidam com questões sociais. O mais emblemático é a recente campanha da Nike com Colin Kaepernick, que comemora o 30º aniversário do slogan “Just Do It”. Kaepernick, um atleta profissional, tornou-se uma figura internacional para se ajoelhar durante o hino nacional dos EUA como um protesto contra a injustiça racial. Embora o local tenha se mostrado polarizador, a posição da Nike se mostrou crível à sua base de clientes, como demonstrado por suas vendas on-line, que aumentaram 31% após a campanha.

Há claramente oportunidades de curto e longo prazo para as marcas melhorarem seu impacto social e desempenho de negócios, adotando um objetivo mais elevado. No entanto, para ser crível aos olhos dos consumidores, a autenticidade é fundamental.

A importância da autenticidade

O Dr. John Izzo, especialista em responsabilidade social, menciona  duas armadilhas aparentemente opostas, sobre as quais as marcas devem estar atentas ao definir seu papel em um mundo mais socialmente consciente.

Algumas organizações querem se envolver, mas diversificação demais suas ações, criando fluxos de trabalho em torno de muitas iniciativas sociais, contribuindo, portanto, de maneira sustentável. Por outro lado, outras organizações veem o propósito social apenas como um exercício de contar histórias, concentrando-se em elaborar a narrativa para a sociedade em vez dos resultados práticos de suas iniciativas. Ambas as armadilhas podem expor as empresas à reação do consumidor. O primeiro pode resultar em uma falta de credibilidade percebida em ter o que é preciso para fazer a diferença; o segundo pode fazer com que os consumidores questionem a essência e a transparência dos motivos da empresa, afastando os clientes.

Absorvendo o propósito

Um objetivo autêntico da empresa é incorporado a todas as camadas de negócios e é um componente essencial do seu processo de tomada de decisão. Desenvolvimento de produtos, práticas de contratação, cadeia de suprimentos – o objetivo da empresa deve permear e alinhar todas as facetas da organização para transformar a intenção em ações concretas. O B Lab é uma organização sem fins lucrativos global criada para “aproveitar o poder dos negócios para ajudar a enfrentar os maiores desafios da sociedade”. Para se tornar uma B Corporation certificada, uma empresa deve passar pela Avaliação de impacto B para avaliar como as operações e o modelo de negócios da empresa impactam seus funcionários, clientes, comunidade e meio ambiente. Hoje existem 2.500 empresas certificadas pela B Corp em 50 países.

A avaliação de impacto  B tem o potencial de se tornar a ferramenta de referência para identificar empresas comprometidas com o impacto comercial e social.

Absorver o propósito  dentro da organização requer o foco dos líderes para envolver toda a organização para gerar impacto, acelerando o desenvolvimento em questões que sua empresa está qualificada para resolver. Além de galvanizar a organização, as empresas trabalharão cada vez mais com parceiros fora de seu core de atuação para atender às demandas imprevistas dos consumidores.

A Ashoka, uma organização sem fins lucrativos global, dedica-se a apoiar os principais empreendedores sociais do mundo cujas inovações resolvem problemas sociais profundamente enraizados.38 Há vários anos, a Ashoka iniciou um movimento em torno de “empresas de mudança”. Essas empresas são pioneiras em soluções sociais e ambientais trabalhando de mãos dadas com seus funcionários, consumidores e aliados estratégicos, incluindo outros empreendedores sociais no ecossistema Ashoka. Desde 2010, a Boehringer Ingelheim, uma empresa de mudança da Ashoka, trabalha para melhorar a saúde em comunidades em todo o mundo. Apesar de trabalhar na indústria farmacêutica conservadora, a Boehringer aproveita o know-how e a experiência dos empreendedores sociais da Ashoka para impulsionar mudanças inovadoras.

Objetivo + competência + inovação

Embora as empresas com propósito possam aprofundar o relacionamento com os clientes por meio de um conjunto de valores claros, um fator crítico de sucesso é sempre a qualidade do produto e a experiência do cliente.

Para que uma organização seja vista como crível por lidar com questões sociais, ela também deve garantir a qualidade e a competitividade de seu produto. Deve encantar seus clientes com excelente prestação de serviços. Uma empresa com propósito articulado de forma clara e entregue com competência e autenticidade ganha credibilidade.

Seja uma empresa com o propósito incorporado a todos os níveis da sua organização e execute-a de forma consistente em tudo o que faz. Conquiste talentos por meio de valores  buscados pelos  líderes do futuro. Os precursores irão injetar propósito ao core dos seus negócios e entregar a melhor experiência do consumidor, impulsionada pela intenção de tornar o mundo não apenas um lugar mais conectado, mas que provê  valor para todos.

 

Extraído do Estudo Future Focus iProspect realizado com mais de 300 clientes globais. Referências podem ser encontradas acessando o menu com o respectivo nome.

Você pode gostar também