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LinkedIn é líder na geração de leads B2B: descubra como otimizar sua estratégia

17/09/2018

Por muito tempo, o LinkedIn foi considerado uma rede social secundária. A percepção de utilidade baseava-se em uma plataforma para manter seu currículo online. Isso porque o comportamento padrão dos usuários se resumia a acessar sua conta somente quando estavam em um momento de indecisão profissional.

Mas as coisas mudaram. O canal tem feito sucesso não somente entre os perfis pessoais, mas também com as páginas de empresa, que fazem da plataforma uma grande porta para a geração de leads B2B.

Motivos que fazem do LinkedIn a rede social B2B do momento

Um ano mais velha que o Facebook (lançado em 2004), o LinkedIn é uma das redes sociais que apresentaram mais crescimento nos últimos anos. Quando sua compra foi anunciada pela Microsoft, em 2016, a rede contava com 433 milhões de usuários no mundo todo. Só no Brasil, éramos 25 milhões de pessoas conectadas.

Dois anos depois, os números se multiplicaram em 500 milhões e 30 milhões, respectivamente — o que representa um crescimento surpreendente de 20%. O fato é que esse boom não aconteceu apenas pela quantidade de novos usuários, mas pelo aumento do engajamento com a plataforma, que reúne 49% de tomadores de decisão das empresas.

Dicas para otimizar a geração de leads da sua empresa

De acordo com a Hubspot, a taxa de conversão de visitantes em leads do LinkedIn é três vezes maior que o Twitter e o Facebook. Veja algumas práticas recomendáveis para dar um gás na geração de leads da sua empresa na rede social.

Anuncie conteúdo, não seu produto ou serviço

No LinkedIn, os negócios são feitos a partir dos relacionamentos de valor. Por isso, procure se relacionar com seus usuários adequadamente, sem empurrar seus produtos ou serviços goela abaixo. Para isso, tenha uma estratégia de marketing de conteúdo, não só de vendas.

Segmente o seu público com profundidade

O LinkedIn direciona as conexões e o alcance dos conteúdos de acordo com variáveis específicas como localização geográfica, empregadores atual e anterior, segmento de negócios, idioma, interesses não lucrativos e universidades. Que outra rede social oferece acesso a estes dados?

Faça da sua equipe a porta-voz da sua marca

Mesmo com todas as possibilidades das páginas de empresa, as redes sociais são primordialmente formadas por pessoas. Uma boa estratégia para aumentar seu engajamento é apostar em pessoas-chave para representarem sua marca no LinkedIn.

Considere fazer parceria com um Top Voice

Com os novos comportamentos de uso da plataforma, o LinkedIn passou a destacar os usuários com mais influência. É uma oportunidade excelente para aplicar nas suas estratégias de marketing B2B. Portanto, procure os Top Voices do seu segmento.

Segundo Wah-De Dennis, especialista em canais pagos da iProspect Nova York, 92% dos anunciantes dizem que a o LinkedIn faz parte do seu mix de marketing digital, sendo responsável por até 80% da quantidade total de leads B2B. Quer conhecer as 3 excelentes dicas dela para otimizar sua geração de leads no LinkedIn? Acesse o artigo completo!

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