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Facebook lança nova ferramenta de atribuição

01/01/2019

Michael Price, Diretor Senior de Social Midia da iProspect compartilha conosco sua visão sobre a nova ferramenta de atribuição do Facebook.

Na sexta-feira 19 de outubro, o Facebook lançou sua ferramenta de atribuição após um ano de testes alfa e beta em sua primeira interação. Essa ferramenta ajudará a resolver os desafios de medição em vários canais, dispositivos, navegadores e medições on-line e off-line, usando uma metodologia de incrementalidade orientada por dados baseada em machine learning. Entender a atribuição é importante, pois ajuda os anunciantes a tomar decisões mais exatas em relação à alocação do orçamento, o que permite que as marcas maximizem o ROI, transferindo verba de anúncios para os canais e plataformas de melhor desempenho.

Como funciona

“O Facebook Attribution, criado com base em insights baseados em pessoas, oferece uma visão mais completa do seu desempenho de marketing entre editores, dentro e fora do Facebook e em canais e dispositivos. Veja uma imagem mais completa do impacto entre dispositivos e entre editores. Atribua crédito a pontos de contato de marketing ao longo da jornada do consumidor para entender o que impulsiona os resultados de seus negócios. ”

Nós aprofundamos isso para entender melhor essa nova ferramenta. Usando uma combinação de pixel do Facebook, SDK, conversões offline e parâmetros UTM existentes, o Facebook é capaz de rastrear o caminho de conversão de um consumidor, combinando-o com uma variedade de modelos para entender quais pontos de contato devem receber crédito por uma determinada conversão. Para os anunciantes que não têm parâmetros UTM já implementados em suas páginas de destino, as opções de tags de URL estão disponíveis, embora haja limitações nos dados que o Facebook pode acessar de editores maiores, como o YouTube e o Snapchat. Por fim, esses pontos de contato são combinados com dados de pixel do Facebook para desvincular o alcance e fornecer dados de medição e atribuição baseados em pessoas (algo que não é possível para rastreamento e tags baseados em cookies). Por fim, nas propriedades de propriedade do Facebook, essa ferramenta de atribuição pode alavancar eventos de conversão baseados em pixel para criar modelos de atribuição de estatísticas que medem o aumento incremental gerado por suas campanhas do Facebook.

É importante observar que, embora o Facebook ofereça esse produto gratuitamente, ele também é integrado a vários parceiros de medição terceirizados que oferecem ferramentas de atribuição semelhantes por uma taxa. Para os anunciantes que já trabalham com esses parceiros, vale a pena explorar esses relacionamentos existentes para explorar modelos de atribuição mais precisos e robustos e ir além da atribuição do último toque.

 

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