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Estratégias e insights na hora de usar os filtros do Snapchat e Stories

17/09/2018

As redes sociais são os canais do momento. As plataformas estão constantemente trabalhando em novas formas de engajar o público e em proporcionar um espaço próspero para as marcas. São tantos recursos e possibilidades disponíveis que às vezes pode ser difícil enxergar o potencial de cada ferramenta para melhorar os resultados de suas campanhas.

Em um artigo especial para o Dia do Selfie, especialistas de Mídia Paga da iProspect relataram como as marcas podem trabalhar com alguns recursos oferecidos pelas redes sociais em campanhas, focando nas ferramentas de filtro e lentes do Snapchat. Alguns insights também podem ser aproveitados em outros canais, como o Stories do Instagram.

Snapchat, realidade aumentada e experiência de marca

Atualmente a câmera é método principal com que as pessoas compartilham conteúdo, segundo o diretor de Mídia Paga, Sebastian Redenz. O profissional considera que o Snapchat foi a rede social que verdadeiramente entendeu esse comportamento, sendo a primeira plataforma a aproveitar os anúncios em realidade aumentada para criar uma experiência de marca imersiva que coloca o consumidor no centro.

No Snapchat, as lentes e filtros usam a realidade aumentada para alterar os conteúdos que os usuários mandam para seus contatos – a mesma lógica se aplica aos filtros do Instagram. Dentro dessa dinâmica, as empresas podem patrocinar um design seu para aparecer nas opções das pessoas quando elas forem postar uma foto. Dependendo da ferramenta e das configurações de campanha, essa imagem pode estar disponível apenas por um período exclusivo, para toda base ou para públicos segmentados na plataforma.

Mas, por que as empresas devem considerar investir nesse formato de anúncio? Para Cat Chappell, diretora de Contas de Mídia Social Paga, a razão principal é que essas ferramentas são divertidas de se usar: ao adotar essa estratégia, coloca-se o elemento diversão no engajamento do consumidor com a companhia. Além disso, cria-se um espaço para o público interagir com a organização de maneira controlada e disponibiliza-se um efeito especial para quem age como “embaixador” da sua marca.

Desafios de usar filtros do Snapchat e Stories

Apesar de possibilitar uma interação mais divertida entre a empresa e seu público, existem alguns desafios enfrentados ao planejar campanhas para as lentes e filtros do Snapchat e Stories.

O diretor de Contas de Mídia Social Paga, Ian Adams, explica que primeiramente é difícil disponibilizar um orçamento exclusivo para este tipo de projeto envolvendo as lentes do Snapchat. É necessário desenvolver uma arte criativa e única (que não será usada em outros espaços) que será veiculada para todos os usuários por apenas um dia – conforme atualmente a plataforma disponibiliza.

Neste sentido, o diretor alerta que a estratégia funciona com produtos que tenham apelo para o público em geral, não com ofertas focadas em nichos. Porém, segundo Adams, em breve será lançada a opção de programar as lentes para audiências menores, facilitando assim engajar com grupos específicos de forma interativa e com menor custo do que nas campanhas massivas.

Confira mais insights no artigo (em inglês) #NationalSelfieDay: Our Paid Social Experts on Snapchat’s Sponsored Offerings.

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