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Como criar um bom conteúdo e divulgá-lo nos canais mais adequados?

08/01/2019

É inevitável: todos nós somos bombardeados por milhões de informações ao longo do dia. Em meio este mar de estímulos, as marcas estão investindo bastante em tecnologias e estratégias de marketing para aproveitar diversos canais, como o digital, multimídia e impresso, para fortalecer sua imagem diante do público. Mas, neste contexto, como criar um bom conteúdo hoje para trazer resultados para sua empresa mais tarde?

Andrew Hirsch, CEO da agência global de conteúdo John Brown, deu uma entrevista para um material de seus clientes, a Sappi Europe, debatendo sobre os canais utilizados pelas empresas, como criar um bom conteúdo hoje e algumas estratégias adotadas para disseminá-lo. Confira os principais pontos da conversa:

Como criar um bom conteúdo hoje

Quando a agência John Brown começou a atuar também no digital, houve uma preocupação em como seria feito o trabalho neste meio e se esta aposta daria certo. Mesmo com as dúvidas, a empresa resolveu não se prender aos canais, e sim em se manter fiel em seu princípio de criar conteúdo de alta qualidade.

Durante a conversa Hirsch trouxe dois pontos sobre como produzir um bom conteúdo hoje: o valor da criação original e a persuasão do texto. No primeiro caso, o CEO detalha que a agência cria conteúdo original para cada um dos seus clientes, independentemente se atuam no mesmo setor, mas em países diferentes. Cada conta possui uma equipe própria focada em suas necessidades.

No segundo ponto, o CEO relata da importância de criar conteúdo que mostre ao público motivos para efetuar determinada compra. Hirsch traz o exemplo do Ipad Air: por que investir nesse aparelho quando se tem outro modelo? Quais seriam as diferenças entre as versões anteriores e quais seriam suas vantagens? De acordo com ele, este tipo de material pode ser utilizado na estratégia de Omnichannel da empresa, ou seja, em todos os canais em que as pessoas podem comprar da marca.

Canais

Todas as empresas que desejam ou trabalham com conteúdo já encontraram o dilema: “em qual canal investir?”. A agência John Brown começou no impresso e, com o tempo, foi se adaptando ao digital e outros formatos. No entanto, o meio tradicional ainda é o principal produto da empresa, mesmo atuando com marcas de locais reconhecidos pelo uso da tecnologia, como os Estados Unidos.

A agência foca primeiramente em criar um bom conteúdo e depois estuda junto com o cliente os meios que o público-alvo utiliza para se informar. Esta pesquisa pauta os canais utilizados para enviar os materiais à audiência da marca.

Hirsch ainda acredita no poder do impresso para fortalecer a imagem da empresa. Ele opina que o meio digital traz um excesso de estímulos, sejam notícias ou propaganda, e que os meios tradicionais conseguem evitar este problema. No entanto ele ainda reconhece a vantagem do online em fazer a mensuração do desempenho da campanha. No fim das contas, o CEO acredita que é o mix entre os diferentes canais que traz resultados, pois cada um sustenta e complementa o outro.

Entrevista

Para saber mais sobre a discussão, outras considerações e cases da agência, a entrevista (em inglês) está disponível na íntegra.

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